domingo, 27 de setembro de 2015

[Resenha] O Vampiro de Mércia #1: Sangue

Título: Sangue

Título original: Blood

Autor: K. J. Wignall

Editora: Bertrand Brasil

ISBN: 9788528618655

Número de páginas: 224

Skoob: Adicione a sua estante

Sinopse: 1256. Will estava destinado a ser o Conde de Mércia, mas não viveu o bastante para herdar o título, já que foi acometido por uma estranha doença aos 16 anos de idade. Mesmo assim, apesar de sua morte - e de seu enterro -, ele não está nada morto. Ao longo das páginas, a condição de Will vai se revelando: ele existe entre a vida e a morte. Ocasionalmente hiberna, sempre esperando que a morte lhe chame e, toda vez que desperta, enterrado no solo, tem uma breve lembrança do primeiro pânico que sentiu em 1349.


Defina o livro com uma frase: “As pessoas podem passar a vida inteira sem quer consigam aprender coisas importantes sobre si mesmas. Portanto, não seja severo demais ao me julgar quando digo que tinha 500 anos quando entendi totalmente que meu único relacionamento duradouro seria com a perda – a única certeza em minha vida é que vou perder todas as pessoas, mais cedo ou mais tarde.” 

Sangue é o primeiro livro da trilogia O Vampiro de Mércia e é publicado pela editora Bertrand Brasil, sendo que os outros livros da série ainda não foram publicados aqui no Brasil. Primeiramente, não poderia deixar de comentar sobre a belíssima capa e a impecável diagramação. O livro é relativamente curto, sendo divido em 26 capítulos e com uma leitura que flui com suavidade. 


O universo criado por K. J. Wignall apresenta vampiros clássicos, que necessitam de sangue ocasionalmente, que não suportam qualquer tipo de luz e passam por períodos em hibernação, o que foi uma novidade que se encaixou muito bem na história. 

“Ainda continuo alto para minha idade. Falo “minha idade” porque, após terem se passado quase oitocentos anos, ainda aparento ter 16 anos, assim como continuarei aparentando quando você, que lê o que escrevo, estiver velho, depois morto, e por fim esquecido.” 


A narrativa é feita em primeira pessoa, onde acompanhamos lembranças e reflexões do protagonista William, conhecendo um pouco mais do seu passado, e em terceira pessoa, onde Will se encontra no século XXI após despertar de um período de hibernação de cerca de 20 anos. 

“Não gosto do nome “vampiro” – soa tão melodramático, tão fantasioso. Já faz tempo que prefiro usar o termo “morto-vivo”, pois essa é a forma como me vejo há pelo menos duzentos anos. Não é isso mesmo que sou? Fui tratado como morto, enterrado, e minha morte foi registrada – no entanto, aqui estou eu, ainda vivo, congelado no tempo.” 


O livro conta a história de William de Mércia, um jovem nobre de 16 anos que estava destinado a se tornar Conde e herdar a fortuna da sua família, porém antes disso ancontecer ele é mordido e contrai uma misteriosa doença que acaba lhe tirando a vida. Will desperta anos mais tarde enterrado em uma câmara abaixo dos muros da cidade, com tudo o que ele fosse precisar para viver lá embaixo, como baús com diversas roupas, alguns móveis e até uma piscina natural. 
“O ano era 1813, e, apesar de ter perdido quase um século inteiro, havia aprendido uma lição valiosa: nem mesmo a morte me queria. Eu estava em um eterno estado de suspensão entre a vida e a morte, e acreditei que assim seria por toda a eternidade.” 


Nos anos que passam Will vai descobrindo mais sobre sua atual condição, porém sem nunca encontrar o porquê de ele ter sido mordido. Após quase 800 anos e inúmeras hibernações, ele desperta no século XXI e tudo de repente parece diferente. 


“Ao recordar os acontecimentos, concluo que minha ignorância também fazia parte do projeto, que a intenção sempre fora que eu mesmo encontrasse meu caminho.”


Will sai a procura de alimento e acaba encontrando Jex, um morador de rua que, logo antes de morrer, começa a dizer coisas sem sentido sobre uma profecia que fazia parte do destino de Will, assim como a importância que havia em salvar uma garota. Ele encontra um caderno de Jex que estava cheio de anotações praticamente ilegíveis e a partir dai uma série de acontecimentos estranhos começam a acontecer. 

Para Will, que passou sua sobrevida sem nenhuma pista sobre o motivo de sua atual situação, este parece ser o começo de uma jornada que lhe trará as tão esperadas respostas e, acima de tudo, vingança a aquele que manchou sua honra e de sua família. 

“Por mais estranho que pareça, e qualquer que seja o destino que me aguarde, todos nós temos a mesma essência. Eu sou uma parte sua, e você é uma parte minha. Somos sangue, você e eu. Nós somos sangue.” 


De modo geral, gostei do enredo apesar de achar que faltou um aprofundamento melhor dos personagens e um maior tempo de desenvolvimento dos acontecimentos, o que eu espero que seja melhor explorado nos próximos livros. Sangue é um livro relativamente curto que apresenta uma narrativa misteriosa e sombria, um dos diferenciais é que nesse universo, não existem apenas vampiros mas também feiticeiros e criaturas míticas que tornam a narrativa mais instigante. Estou muito curiosa para os próximos livros, já que o primeiro deixou muitas perguntas e mistérios não resolvidos. 

  

20 comentários:

  1. Oi, Isa!
    Amei a sua resenha, mas não sei se vou ler o livro ele não faz muito o meu estilo.
    Essa é a minha primeira vez aqui no seu blog e com toda a certeza vou voltar sempre, ele está muito bem organizado e bonito.
    Beijokas!
    http://viciadaporlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kênya!! Ahh é uma pena já que a história acaba te envolvendo bastante Hahahah
      Beijos!

      Excluir
  2. Oii Isa, tudo bom?
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas achei a capa linda e gosto bastante de histórias de vampiros, por isso, já estou interessada. E ele virou vampiro aos 16? Tão novinho! Quero saber mais sobre a história e a tal profecia a que ele está destinado a cumprir, senti até um cheiro de romance e fiquei morrendo de curiosidade *-*
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Daniele!
      Obrigada pela visita! :)
      Eu acabei encontrando esse livro sem querer, também nunca tinha ouvido falar mas pela sinopse já me interessei, ainda mais por ser uma história com vampiros *-* Siim! acho muito engraçado que em algumas partes ele não é levado a sério por parecer ser tão novinho! Hahahaha Vale muito a pena a leitura! Estou super ansiosa para ler o segundo livro! :D

      Excluir
  3. Hello, Isa!

    Novato aqui no blog e seguindo pelo Google+! \o/

    Esta capa ficou bem interessante, mas conforme sua resenha, não leria este livro.
    Talvez os próximos sejam melhores.

    Beijos!
    Participe do sorteio #SomosTodosIguais no Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii,
      Obrigada pela visita! :D
      A capa é mesmo muito bonita! Ahh que pena... Para mim esse livro só serviu para criar o mistério que vêm nos próximos dois volumes, espero que você dê uma chance a ele Hahahahah :)

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia este livro, mas já fiquei super interessado nele.
    O enredo me interessou muito, pois gosto de histórias com vampiros, embora eu nunca tenha lido nada do gênero.
    Capa linda!

    Abraço!
    Tudo Online

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sávio, tudo e com você?
      Já que você se interessa por essa temática e nunca leu nada relacionado, recomendo esse livro, pois a leitura é bem fácil, a história é flúida e o livro é relativamente curto. Sem contar que a capa e a diagramação são lindas, vale a pena ter na estante! rsrsrs
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Isla, parece ser bem interessante, só a sinopse nem me deixou passada... E sua resenha me fez ficar ainda mais curiosa.

    Estou te seguindo.
    Beijos.
    Blog Não Vivo Sem Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tudo bem?
      Obrigada pelol retorno! Que bom que a minha resenha fez você se interessar pelo livro!
      Beijos.

      Excluir
  6. Oi Isa, sua linda, tudo bem
    Obrigada por visitar meu blog, já estou te seguindo também. Gostei do seu layout e do nome do seu blog, bem diferentes. Não conhecia esse livro, mas adorei a capa e adoro vampiros!!!! Achei a história um pouco diferente, pois traz vampiros que hibernam, acho isso o máximo. Fiquei curiosa com uma coisa: ele foi mordido, e acordou anos depois e tinha tudo o que precisava a mão. Ah, mas você não contou quem o mordeu e quem deixou tudo preparado para ele. Estou curiosa sobre a profecia. Gostei muito do enredo, espero que publiquem todos os livros. Gostei muito da sua resenha, não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila! Tudo e com você?
      Obrigada, que bom que você gostou! :)
      Quanto a sua pergunta, para o seu bem não poderei responder se não estaria te dando um super spoiler rsrsr
      Achei que esse livro serviu mais de introdução, não sabemos ao certo do que se trata a profecia ainda.
      A Bertrand já lançou o segundo volume, ele se chama "Alquimia - segredos, mentiras, destino. :)
      Obrigada pela visita!
      Beijos

      Excluir
  7. Oi, Isa!
    Devo dizer que essa capa está muito linda. A galera arrasou.
    Curti muito a premissa da história e vou dar uma conferida.
    Espero que nos outros livros os personagens sejam mais desenvolvidos.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza, tudo bem?
      A capa é maravilhosa mesmo, ainda mais com as partes em relevo *-*
      Vale a pena conferir, ainda mais que o próximo volume já esta a venda :)
      Beijos

      Excluir
  8. Oiiee Isa!

    Fiquei curiosa com a história, apesar de ter dado só 3,5 foguinhos rsrs
    Nunca tinha ouvido falar dessa série! Gostei muito da sua resenha!
    Vou acompanhar o Face da editora quando sair o segundo (ao menos rs), eu compro, pq se eu gostar vou precisar do segundo urgentemente! hahahah

    Adorei seu blog ele é mega dark! Vi que vc está lendo o Turno da Noite II (sou louca pela capa desse livro, nunca li nada do André, mas ele me ganhou pela capa haha) e O Resgate do Tigre (lindoooooooos, adoro o Kishan <3 Espero que esteja gostando!!

    Vou acompanhar para ver suas resenhas!!

    Bjs :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Denise, tudo bem?
      Eu também não conhecia, acabei encontrando por acaso (e uma bela promoção no submarino hahahaha), acabei dando só esses foguinhos pois achei que faltou um aprofundamento maior, tenho grandes esperanças de que esse livro tenha sido apenas uma introdução e que a ação realmente acontecerá no próximo volume (que por sinal já está a venda *-*).
      Obrigada!! *-* Sim! AMO os livros do André Vianco, principalmente Os Sete, sério se você gosta de vampiros você PRECISA ler esse livro, ele é simplesmente maravilhoso e o fato de se passar no Brasil então... Nem comento *-* hahahahah
      Estou quase acabando O Resgate do Tigre e confesso que quase desisti no começo... A narrativa estava muitooo lenta, mas agora voltou a ser perfeita hahahaha (Kelsey pelo amor de deus da uma chance pro Kishan <3 hahahahah)
      Obrigada pela visita! :)
      Beijos

      Excluir
    2. Tudoo sim e com vc??! *-*

      Adorooo as promoções do submarino! Sempre arrasantes! Entendo bem, tomara que seja esse o casooo mesmo!
      Eppppaaa! Já tem o dois?? Foi pra lista de BF agoraaaa! hahaha

      Adorooo vamps! *-* Confesso que só li Pandora da Anne Rice, mas de filmes eu já vi um mundo! hahaha
      Eu comprei Bento faz um mês, mas tô terminando a pós e tem um monte de leitura atrasada, acho q só vou conseguir ler ano que vem!! Eu tenho o André no meu faceee, ele mora pertinho de mim, em Osasco!! Eu desmaiaria perto dele mesmo não tendo lido nenhuma obra dele! Há alguns anos venho acompanhando a literatura nacional e o André é magnifico, tenho certeza que vou amarrr! hahaha
      Um dos meus livros nacionais favoritos é A Arma Escarlate (tem resenha lá no blog, inclusive da continuação), cada livro aborda uma região, mas a cidade principal é o RJ, que tbm amoooo! Fico fascinada com isso! hahaha
      Já estou me vendo lendo os livros do André Vianco e pirando quando ele falar de lugares q eu conheço aqui de Sampa! hahaha

      Desistiii nãoooO!! A Kells é meio lerda né? Às vezes irrita, mas vale muito a pena continuar as histórias da Índia, todos as aventuras delas com os tigres são lindas!! O final da saga é arrasador!!! Vc vai gostar!! *-*

      Tbm sou do team Kishan!!! \o/
      Ele é incrível!! *----*

      ^^ Bjs :****

      Excluir
    3. Oii Denise!
      Nossa eu tenho um sério problema com essas promoções, principalmente aquelas de R$9,90 Hahahahah
      Ainda não li Bento mas só ouvi coisas positivas, eles está na lista de desejados (Ele e mais uns 9000 livros). Então você vai surtar quando ler pq tem várias partes que acontecem ai em Osasco mesmo! Hahaha
      Nossa vou dar uma olhada! Amo saber que existem vários livros de autores brasileiros que são tão bem falados!
      Hahahah Prometo não desistir! *-*
      Beijos~

      Excluir
  9. Olá! Adorei a sua resenha! Não conhecia esse livro e, sinceramente, à primeira vista, não sei se leria mas ao mesmo tempo fiquei bastante curiosa. Parece ser uma leitura bem interessante! Sem contar que gostei muito da capa.

    bjs!

    Thaís:)

    Uma Conversa Sobre Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais tudo bem?
      Obrigada! *-*
      Depois da uma chance! O mistério te envolve e você vai acabar sem conseguir parar de ler hahaha
      Beijos

      Excluir