sexta-feira, 5 de maio de 2017

[Resenha] Desventuras Em Série #1: Mau Começo

Título: Desventuras Em Série: Mau Começo

Título original: A Series Of Unfortunate Events: The Bad Beginning

Autor: Lemony Snicket (Daniel Handler)

Editora: Companhia das Letras 

Número de páginas: 152


Sinopse: Mau começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere".

Defina o livro com uma frase: Capitão, hype á vista!


“Mau Começo” é o primeiro volume do tão aclamado: “Desventuras Em Série”, uma série de 13 livros que é conhecida pela sua adaptação cinematográfica tosca de 2005 que não condiz com a obra num todo... Claro que muitas pessoas descobriram esses livros devido a estréia da nova série  de 2017 no Netflix. Nunca tinha me interessado nessa leitura, porém queria entender essa hype e resolvi me aventurar nesse poço de desgraça.

Conhecemos os irmãos Baudelaire. Violet de 14 anos, Klaus de 8 anos e Sunny de apenas 3 anos. Eles eram crianças felizes, educadas, inteligentes e amadas, só que tudo muda no dia em que seus pais morrem no incêndio que destrói sua mansão milionária e os deixa sozinhos e sem rumo.



Como somos lembrados constantemente pelo narrador da história – o próprio Lemony Snicket – esta não é uma história feliz. Então as crianças não vão viver com algum parente amigável e amoroso, mas sim com um primo distante da família – que ninguém nunca ouviu falar até aquele momento – chamado Conde Olaf. Um homem misterioso, carrancudo, grosseiro, interesseiro e resumindo: um verme que apenas está interessado em botar suas mãos sebosas na herança de 6 dígitos deixada pelos pais das crianças.

Eu sei que esse é um livro infantil e, apesar da minha idade mental, eu não faço parte do público alvo. Porém me incomodei com alguns pontos ao decorrer da narrativa...

O que mais me irritou foi a ausência completa de um adulto com um QI maior do que uma batata. Todos os personagens, tirando as crianças, parecem saídos de um filme do Tim Burton sobre um circo ou hospício. Entendo que essas personalidades teatrais dão um tom ao livro, porém para mim não funcionou...

Por ser um livro infantil – ao contrário de Harry Potter, por exemplo – o autor constantemente explica o significado de algumas palavras, o que é sensacional para aumentar o vocabulário das crianças. O livro apresenta uma diagramação relativamente grande e é recheado de ilustrações relacionadas ao capítulo, o que ajuda na imersão da história. Porém, apesar do público alvo, os temas tratados não são levianos, pelo contrário. Lemony Snicket trata de assuntos terríveis como a morte dos pais, abandono, maus tratos, trabalho infantil, etc...



No geral, “Mau Começo” não conseguiu me cativar a ponto de eu querer continuar lendo essa série. Apesar da sua legião de fãs assíduos, não consegui me interessar em descobrir o que vai acontecer aos irmãos Baudelaire – ainda mais levando em consideração que se trata de uma série de TREZE livros. Veja bem, não é que eu não tenha gostado deles, eu amei os três. Porém eles foram a única coisa que salvou esse livro...

Será que se eu tivesse lido esse livro quando era criança as coisas seriam diferentes? Ou foi simplesmente o enredo que não me cativou? Essas perguntas, meus caros, talvez nunca sejam respondidas...

2 comentários:

  1. Oii, gostei da sua resenha, comecei a ler esses livros também. Passei aqui para dizer que te indiquei para respinder uma TAG o link com as regras e perguntas é esse aqui http://minimundoliterario.blogspot.com.br/2017/05/tag-cafe-com-sabor-de-livros.html (me avise quando tiver respondido pois quero ver suas respostas bjs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tudo bem? Obrigada! :) Assim que responder te aviso!
      Beijos~

      Excluir