quarta-feira, 23 de agosto de 2017

[Especial] Kindle Unlimited: Mito ou Realidade?


Recentemente ganhei um kindle paperwhite – inclusive, a discussão de qual modelo se adéqua melhor as suas necessidades poderá ser um tema futuro para aparecer em um especial, se vocês se interessarem – e assim que você acaba de configurá-lo aparece uma opção para visitar a loja kindle, onde teremos milhões de e-books disponíveis para compra e download. Como eu nunca tinha usado nenhum serviço do kindle, me foi oferecido para testar por 30 dias o serviço Kindle Unlimited, onde eu poderia “pegar emprestado” qualquer livro do catálogo disponível (mais de um milhão de títulos) e baixá-los de “graça”.

Este serviço funciona maaaaaaaaaais ou menos como o Netflix. Por uma mensalidade de R$ 19,90 teria uma infinidade de livros para ler, certo?

Achei a idéia da Amazon, de se “afiliar” ao clube e usar seus benefícios, maravilhosa. Porém, temos um grande problema: não são todos os livros que podem ser “alugados”. O catálogo da Amazon ainda não abrange tantos títulos quanto esperávamos. Eu sei que acabei de dizer que são milhões de e-books, só que a grande maioria se trata de títulos não tão recentes.

Se você é fã de Stephen King, J. R. R. Tolkien, Chimamanda Ngozi Adichie, Julia Quinn, John Green ou Jojo Moyes (viu só como eu faço uma pesquisa que abrange diversos gêneros? *orgulho*), sinto-lhe informar que estes autores (ainda?) não tem livros disponíveis neste serviço.

Entendo que isso pode ocorrer por o serviço ser relativamente novo (lançado no Brasil em meados de 2014). Porém, talvez compense checar os títulos disponíveis antes de assinar, para que você não se surpreenda ao não encontrar nenhum dos títulos que você deseja.

De maneira geral o Kindle Unlimited compensa se você busca títulos mais antigos, já que o valor de assinatura do serviço compensa mais do que a compra de um e-book específico. Novamente, é claro que se você quer estar por dentro de todos os lançamentos talvez você se decepcione.

Assim como no caso dos Audiobooks, o Kindle Unlimited é um serviço em crescimento, então vamos esperar que nos próximos anos o catálogo de livros tenda a aumentar cada vez mais e em um dado momento, abranja a grande parte dos autores Best Sellers e seus lançamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário