Olá meu povo! Bem-vindos ao último dia da #SemanaGirlPower! Espero que vocês tenham aproveitado essa semana para se inspirar em mulheres incríveis! Para encerrar o projeto, vou indicar cinco livros escritos por autoras sensacionais. Vale mencionar que foi muito difícil criar esta lista, já que temos um cenário literário com cada vez mais autoras maravilhosas e empoderadas.
A primeira indicação é “Sejamos Todos Feministas” de Chimamanda Ngozi Adichie. Não poderia começar essa lista com outro livro. Se você nunca leu nada sobre o feminismo, recomendo essa adaptação do discurso do TED da Chimamanda. De maneira simples, direta e rápida, ela levanta pontos que às vezes nem mesmo as próprias mulheres tem conhecimento.
Livro obrigatório para todos, “Sejamos Todos Feministas” mostra o quão importante a representatividade e a capacidade de escolher o próprio destino são, e como cabe a cada um de nós caminhar para um futuro melhor, em que todos são tratados igualmente.
A próxima indicação é “Kindred” de Octavia E. Butler. Viagem no tempo, escravidão, representatividade, personagens feministas fortes, fragilidade, dor, perda, amor, amizade, família, destino.
Que livro duro e belo! Octavia não mede palavras para chocar o leitor e esfregar na sua cara os abusos sofridos por tantas pessoas ao decorrer da história do mundo.
“A (R)evolução das Mulheres” de Mindy McGinnis. Um YA feminista que aborda temas reais, graves e ignorados pela maioria das pessoas. Mostra a importância da palavra sororidade, fazendo reflexões profundas sobre abusos e estereótipos.
Mostra a necessidade de união e companheirismo. É impossível não sentir a dor das personagens e se emocionar com o amor que elas passam a nutrir umas pelas outras. Um dos pontos mais altos aqui é que, em um momento crítico, desavenças são deixadas de lado para que uma mulher ajude a outra. Precisamos primeiramente evoluir - de forma que a sororidade seja natural - para nos revolucionarmos em seguida.
A próxima indicação é bem diferente do que eu costumo trazer para o blog, “Outros Jeitos de Usar a Boca” de Rupi Kaur. Uma coletânea de poemas sobre amor, ruptura, dor e cura. Temos um livro visceral que promete mexer com você, não importa por qual momento você esteja passando na sua vida. Rupi mostra todas os momentos da vida e importância de se valorizar sem mascarar as violências e abusos do meio do caminho.
“Deixe as Estrelas Falarem” de Lady Sybylla. Uma novela criada pela fundadora do Momentum Saga. Se você gostou de “A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil”, você vai amar “Deixe as Estrelas Falarem”. Temos uma protagonista que comanda uma nave cargueiro. Como se isso não bastasse ela já é uma senhora da “terceira idade”, que não vai deixar a peteca cair, muito menos vai permitir ser passada para trás.
Com diversos assuntos que dão um tapa na cara de muita gente, “Deixe as Estrelas Falarem” possui uma narrativa curta e extremamente envolvente, que levanta questionamentos sobre o que é ser humano e onde chegaremos continuando agindo da forma que agimos atualmente. Com uma tripulação composta em sua maioria por mulheres, Amaterasu é a nave que eleva nossos sonhos de sair da Terra e tocar as estrelas.
Então é isso pessoal! Espero que vocês tenham gostado de acompanhar este projeto tanto quanto eu amei escrevê-lo! Vamos continuar apoiando a força feminina e a tão sonhada igualdade! Espero por vocês ano que vem! <3
Nenhum comentário:
Postar um comentário