sexta-feira, 7 de outubro de 2016

[Especial] Origem do Halloween + Cinco Livros par Ler em Outubro!


Apesar do mês já ter começado, não podia deixar de indicar alguns livros para serem lidos durante outubro, o mês do gênero que disputa o primeiro lugar no meu coração junto à fantasia, o terror <3

Antes de indicar os livros que tal antes descobrir o porque de outubro ser o mês do Halloween, afinal de contas que diabos é o “Dia das Bruxas”?

Não se sabe ao certo a origem do Halloween, porém algumas teorias sugerem que esse dia tenha origem celta. No fim do verão e início do inverno acontecia o “Festival de Samhain”, este festival pagão buscava a proteção das colheitas e animais, já que se acreditava que o véu que separava o nosso mundo do mundo dos mortos ficava mais fino, tornando possível a passagem dos espírios.

Estes espíritos podiam regressar para visitar suas casas e familiares, porém como nada pode ser 100% bom, também tinham aqueles que voltavam para assombrar os vivos e amaldiçoar as terras. Como os celtas não são trouxas, ao contrário de muitas pessoas (oi, pessoal), eles criaram diversos símbolos de proteção que serviam para afastar esses lazarentos, maus espíritos.

Agora, depois dessa breve aula de história à moda google, Nigh Phoenix Books, vamos aos livros. Como não são todas as pessoas que gostam de ler terror ou mesmo, tem coragem de ler terror (por mais incrível que isso possa parecer, elas existem), resolvi dividir os livros por nível de cagaço, indo do mais tranquilo ao mais constritor de esfíncter (:


Começando por “A Noiva Fantasma” (tem resenha no blog, é só clicar aqui), escrito pela autora Yangsze Choo. Este livro vai contar a história de Li Lan, uma jovem chinesa prestes a completar 18 anos que recebe uma proposta um tanto inusitada: se tornar noiva de um presunto, homem morto. Esse livro me surpreendeu muito, levando a narrativa para um lado inesperado (porém muito bem vindo) e apesar da sua sinopse meio “macabra”, o livro apresenta a jornada de Li Lan em busca da sua própria liberade, afinal de contas todos temos direito de tomar nossas próprias decisões, já que são elas que definem o destino da sua alma.


O segundo livro que eu indico é “Confissões do Crematório”, da autora/diretora funerária/youtuber, Caitlin Doughty.

Vamos começar a enxergar a morte de uma outra maneira, não como uma coisa a ser escondida e camuflada, mas sim algo natural que iremos todos passar, cedo ou tarde. A Caitlin faz isso de uma maneira primorosa e divertida, claro que depois de ler esse livro bateu aquele momento de reflexão: “Aaaai putaquepariu eu vou morrer e aí? O que seria melhor,virar um torresmo ou deixar um monte de larvas comerem o meu corpitcho enrrugado?”


O próximo livro é “O Menino que Desenhava Monstros”, escrito por Keith Donohue, e é ai que as coisas começam a ficar sérias... Este livro irá acompanhar a vida de Jack Peter Keernan, um garoto de 10 anos diagnosticado com Síndrome de Asperger (a doença da moda mais utilizada em livros contemporâneos) e Síndrome do Pânico (impossibilitando que ele saia de casa), tudo foi desencadeado após Jack e seu melhor amigo, Nick Weller, sofrerem um gravíssimo acidente três anos atrás.

Como isso aqui é uma lista de terror e não de drama, coisas estranhas começam a acontecer, barulhos são ouvidos, pegadas aparecem, misteriosos demônios brancos nús surgem e desaparecem...

O autor conseguiu criar um clima de tensão e suspense tão grande, que em diversas partes onde um cenário congelante era descrito eu ficava com frio. O final desse livro foi um tapa na cara, MEU DEUS eu esperava por uma reviravolta mas não uma tão sensacional e aterrorizante quanto esta.


O próximo livro a ser indicado é “Os Condenados” do autor de “O Demonologista”, Andrew Pyper (tem resenha de o demonologista, aqui e de os condenados, aqui). Tudo o que eu posso dizer sobre esse livro se resume a: ainda bem que não tenho irmãos, se você gostou de “O Demonologista” leia, se você não leu, leia também e se você não leu nenhum dos dois, que Ash, diabos você está esperando?

O livro irá contar a história de Danny, um homem que passou por uma experiência de quase-morte e sobreviveu, ao contrário da sua irmã gêmea “perfeita” Ash, que morreu tostada em um incêndio misterioso, ou será que não? PAM PAM PAAAAAAAAAAAM


E por último, espero que vocês tenham preparados as fraldas, “Hellraiser” do perturbado, renomado autor Clive Barker! Como não amar um livro que baseou um filme tão deturpado?

O livro irá contar a história de: um homem tarado e sadomasoquista que não tinha mais o que fazer e resolveu abrir a caixa de pandora e vender a alma pro capeta. Uma mulher linda, inteligente, com tudo para se dar bem na vida mas que coloca a inteligência à prova ao se “apaixonar?” por um imbecil e trair o marido, ao invés de simplesmente pedir um divórcio. Um marido que é a personificação de alguém trouxa e cego por “amor”. E uma mulher que não sabe bem o que ela quer, sua vida se resumindo a estar no lugar errado na hora errada.

Claro, não vamos esquecer das verdadeiras estrelas desse livro: os Cenobitas! Servos do famoso capiroto, (não Ash, eu não estou falando de você... Saiba que existem milhares de capirotos nos 9 círculos do inferno...) são seres arrastados dos seus piores pesadelos, que curtem um bom e velho sadomasoquismo nas horas vagas, e atividades como arrastar almas deturpadas para ao inferno, seguido de longas sessões de torturas com o intuito de chegar aos limites entre prazer e dor. Puxa, me parece divertido! *corre*


Gostaram dessa lista? Que tal apimentar seu Halloween com um pouco de terror? Não se esqueçam crianças: Nada de brincar com o tabuleiro Ouija, a menos que vocês estejam interessados em intermináveis horas de dor e sofrimento no inferno! Beijinhos e boa leitura! <3

2 comentários:

  1. Olá Marisa, eu li O menino que desenhava monstros e Confissões do Crematório e só posso dizer que amei! O único que não tenho é Hellraiser e Os condenados já está na lista para ler esse mês super especial. Adorei o Post. Beijos,
    Denise
    www.embarcandonaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise! "O Menino que Desenhava Monstros" me surpreendeu muito! O QUE FOI AQUELE FINAL? "Hellraiser" eu super recomendo se você tiver estômago forte! hahahaha "Os Condenados" então... Hahahah Obrigada!
      Beijos~

      Excluir