sábado, 12 de dezembro de 2015

[Resenha] O Demonologista

Título: O Demonologista

Título original: The Demonologist 

Autor: Andrew Pyper 

Editora: DarkSidebooks

ISBN: 9788566636406

Número de páginas: 320


Sinopse: David Ullman é um renomado professor da Universidade de Columbia, especializado na figura literária do Diabo – principalmente na obra-prima de John Milton, Paraíso Perdido. Para David, o Anjo Caído é apenas um ser mitológico. Ao aceitar um convite para testemunhar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza, David começa a ter motivos pessoais para mudar de opinião. O que seria apenas uma boa desculpa para tirar férias na Itália com sua filha de 12 anos se transforma em uma jornada assustadora aos recantos mais sombrios da alma. Enquanto corre contra o tempo, David precisa decifrar pistas escondidas no clássico Paraíso Perdido, e usar tudo o que aprendeu para enfrentar O Inominável e salvar sua filha do inferno.


Defina o livro com uma frase: “Algumas vezes as pessoas fecham a porta porque estão tentando encontrar uma meneira de fazer você bater nela.”


Como todos os livros da editora Darkside, “O Demonologista” apresenta uma diagramação impecável, com uma capa maravilhosa em soft touch que imita um livro antigo e ainda conta com detalhes em relevo. A edição está recheada de imagens em preto e branco que retratam cenários apocalípticos, cheios de demônios e caos. Fora uma sessão no final do livro dedicada a John Milton e sua obra “Paraíso Perdido” que é citado diversas vezes ao decorrer da história.

A narrativa é feita em primeira pessoa pelo protagonista David Ullman, um professor de literatura do Departamento de Inglês da Universidade de Columbia em Manhattan, que se especializou em mitologia e narrativa religiosa judaico-cristã. Apesar disso, David se mostra uma pessoa completamente cética, sendo até engraçado que ele tenha se tornado tão renomado estudando a obra de John Milton “Paraíso Perdido”, obra que retrata a queda de Lúcifer do paraíso após se rebelar contra Deus e consequente invasão ao Jardim de Eden, onde, disfarçado de serpente, convence Eva a comer o fruto proibido da sabedoria. 

"Tem sido uma maneira engraçada (os devotos podem até chamar de hipócrita) de ganhar a vida: passei minha carreira dando aulas sobre coisas nas quais não acredito. Um ateu estudioso da Bíblia." (Página 19)

David tem um casamento instável com sua mulher e mora com a filha, Tess. Ele é uma pessoa viciada no trabalho, melancólica e que tem a tendência de se fechar em seu próprio mundo.

Apesar da sombra da melancolia que sempre se arrasta atrás de David ele vive uma vida normal. Porém um dia uma misteriosa mulher de aparência estranha, que é apelidada de mulher magra, aparece em seu escritório com uma proposta tentadora, porém suspeita. Ele deveria viajar até Veneza para encontrar o empregador da Mulher Magra e presenciar um “acontecimento”, tendo todas as suas despesas pagas e ainda com o direito a levar um acompanhante. Inicialmente David recusa, porém após uma briga com a esposa ele resolve aceitar a proposta da viagem e levar Tess como sua acompanhante.


"Sua melancolia. Ou depressão. Junto com nove entre dez das doenças que estudei, diagnostiquei, busquei tratar. Chame como você quiser, mas são só nomes diferentes para a solidão. É o que deixa a escuridão entrar. É contra isso que você deve lutar." (Página 41)

Chegando em Veneza ele aproveita os dias antes da misteriosa reunião para conhecer os pontos turísticos com sua filha e ambos se divertem como não faziam a muito tempo. Chega então o dia da reunião e David vai até o enderço indicado, um misterioso edifício antigo onde encontra um médico que foi incubido de mostrar a David o que ele deveria fazer. Ele recebe uma câmera e é levado até uma sala no andar de cima do edifício, onde se depara com um homem amarrado em uma cadeira no centro do quarto. Ele presencia fenômenos sobrenaturais que ele mesmo, apesar de ter visto com os próprios olhos, duvida. Após percorrer um caminho de volta ao hotel perturbador, David chega no seu quarto e percebe que o pesadelo só começou ao constatar que Tess desaparecera.

“No dia 27 de abril.... o mundo será marcado por nossos números.” (Página 75)

A partir daí começa uma corrida contra o tempo por todo o território americano em busca de pistas que indiquem o paradeiro de sua filha. Ao mesmo tempo David testa suas crenças, ao perceber que as coisas não são o que aparentam ser e que o Diabo é bem real, uma vez que o professor cético de literatura tem seus conhecimentos de “Paraído Perdido” testados pelo próprio inominado. 

“Você acredita em Deus? [...] Não sei se há um Deus ou não. Se ele existe, nunca o vi. [...] Mas eu vi o Demônio. E, eu garanto a você, ele é definitivamente real.” (Página 294)

Na minha opinião o livro apresenta diversos pontos positivos como: a diagramação, descrição dos cenários, mistério, tema sobrenatural, envolvimento dos personagens e seu aprofundamento, entre outros. Porém, dada a expectativa pela resolução do mistério criado logo no começo do livro - que cresce cada vez mais ao decorrer dos capítulos e acaba sendo explicado de uma maneira um tanto quanto vaga - uma série de leitores acabaram ficando insatisfeitos.

“Pertença aos vivos ou aos mortos, estou pronto para ouvir o que ele quer.” (Página 204)

Confesso que finais abertos não são os meus favoritos, gosto de que as histórias tenham um começo, meio e fim bem claros para que não fiquem dúvidas. Porém livros com finais vagos são ótimas maneiras de deixar aquele gostinho de “mas será que?", e sendo uma fã de mistérios não há como não acabar gostando. 

“ A mente é onde eles habitam, e nela podemos fazer do inferno um paraíso, do paraíso um inferno.” (Página 19)

Por fim, recomendo este livro para aqueles que gostam de livros com temas sobrenaturais, terror (afinal de contas estamos lidando com demônios) e que não dispensam um bom mistério.

7 comentários:

  1. Oii Isa, tudo bom?
    Tenho muita vontade de ler livros assim, mas a coragem não deixa, haha. Gostei muito do enredo de Demoniologista e bastante curiosa com essa tal de mulher magra e o que acontece no quarto que perturba tanto David.
    Não dá pra ver direito, mas a páginas são todas pretas? Ou é só do começo? Muito curiosa. Adorei sua resenha e devo concordar que finais abertos sempre me deixam agoniada '><
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Daniele, tudo bem?
      Esse livro acaba mais sendo um suspense/mistério do que um livro voltado 100% para o terror. Você precisa ler! Existem diversas reviravoltas que me deixaram de queixo caído! hahahaha
      As páginas são amareladas e o livro é divido em três partes, sendo que cada parte começa com uma página preta e uma ilustração em preto e branco. Nem me fale... Até gosto de finais abertos mas sempre fica aquela dúvida no ar do que realmente aconteceu hahaha
      Obrigada! *-*
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Isa... até tava lendo este livro.. tava bem interessante... só parei pq fechei algumas parcerias e comecei a ler outros livros... mas devo continuar logo... A darkside arrasa nas diagramações dos livros... eu amoooo os livros desta editora...

    livros terapias / Sorteio de Fim de ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Laila, tudo bem?
      Poxa você precisa continuar! Quando você entra no clima do livro é impossível parar e como ele é relativamente pequeno a leitura acaba sendo bem rápida! A Darkside realmente arrasa! Impossível não amar essa editora <3 Hahahaha
      Beijos~

      Excluir
  3. Os livros da Darkside são sempre demais, já tenho dois em mãos e se pudesse teria todos! hahah
    Há pouco tempo comprei O Demonologista e estou doida para que ele chegue logo, ele sempre me atraiu.

    Abraço,
    Mago e Vidro

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito do sobrenatural e do horror e não dispenso um bom mistério, por isso tenho interesse nesse livro (e em tantos outros da Dark Side) desde que li brevemente a sinopse. Mas se não estiver enganado a sua foi a primeira resenha que li e claro que isso apenas me deixa mais curioso por tudo o que envolve o enredo, ainda que também não curta muito explicações vagas. Por isso, apesar desse detalhe, espero apreciar quando tiver a oportunidade de ler.

    Obrigado por passar lá no blog. Já estou te seguindo também. ;)

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo, tudo bem?
      Eu sou suspeita para falar já que estes temas são os meus favoritos e a Darkside é a melhor editora que se encaixa nesse quesito kkkk
      Que bom que a minha resenha fez você ficar com vontade de ler! Garanto que valerá a pena! Depois que você ler me conta o que achou :)
      Beijos!

      Excluir