sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

[Resenha] Ultra Carnem

Título: Ultra Carnem 

Autor: Cesar Bravo

Editora: Darksidebooks

Número de páginas: 384 


Sinopse: Era um encontro inevitável. De um lado, a Caveira querendo publicar revelações da literatura de terror nacional. Do outro, um farmacêutico carismático com um toque de "O médico e o monstro" desejando dar voz as possibilidades sombrias que corriam em suas veias. O pacto foi selado em latim e da união entre Cesar Bravo e a editora mais sombria do mercado nasceu um livro visceral. Ultra Carnem expande a sua obra mais popular, quatro histórias inéditas que despem o irreal e tem como elo um olhar sarcástico de quem observa o mundo e compreende que na disputa entre o céu e o inferno nós somos o prato principal. Narrativas insanas, repletas de pactos, demônios, conversas capciosas, sangue, socos na boca do estômago e… bom, a gente não vai contar tudo. Só o que podemos revelar é que Ultra Carnem expande em muito a mitologia criada por Cesar Bravo, dando detalhes assustadores sobre a infância e a obra maldita de Wladimir Lester, o estranho menino pintor. Além disso, o autor mostra até onde vai a fome de um homem desesperado pela fama ou por uma vida mais digna por direito. A caminhada segue sem pudores expondo a fragilidade de cada um de nós. Por fim, o leitor fica com a sensação de que nós, humanos, não devemos bancar o esperto. E que não existe a possibilidade de enganarmos o céu e o inferno. 

Defina o livro com uma frase: Who’s gonna take your soul tonight?


O primeiro lançamento nacional publicado pela Darksidebooks, “Ultra Carnem” é um livro para os fortes, como sempre a “força” aqui mencionada não se trata de força física, mas de “quanto você aguenta ler antes de ter um piripaque”. Esse livro não é sobre pessoas que superaram dificuldades e obtiveram sucesso em suas vidas, pelo contrário, esse livro é sobre o que acontece quando se decide jogar um jogo com o demônio e principalmente, trata das consequências desse ato.

“[...] Eles nunca agem sozinhos. Estão sempre de olho. Enquanto você de distrai em busca dos seus sonhos, eles traçam planos para expandir a escuridão [...] Ninguém consegue enganar o demônio. Ninguém.” (Página 151)

“Ultra Carnem” é dividido em quatro partes, sendo cada uma delas sobre um personagem diferente. Essas histórias, apesar de não poderem ser mais distintas, estão estreitamente relacionadas e são recheadas de: tensão, cenas gráficas e aquela dose de terror de gelar a espinha (a cena do padre na cozinha que o diga...). Tentando não revelar muito, mas ao mesmo tempo não querendo deixar vocês no escuro, esse livro é sobre a ganância e a sede de poder que obscurece a razão e a lógica, fazendo com que as consequências passem como um detalhe insignificante.


“Ele não queria as estrelas, as galáxias ou a luz da lua. Ele queria flertar com a escuridão.” (Página 125)

Ao contrário do que é de costume por aqui, não vou contar sobre o que são essas quatro histórias para não estragar a surpresa – podem ficar tranquilos meus caros spoilerfóbicos de plantão.

“Dizem que o Inferno é a repetição, mas talvez seja a novidade.” (Página 75)

A escrita do autor é altamente cativante e instigante, você fica preso à leitura tentando descobrir e entender mais sobre o que está acontecendo. Mesmo quando eu não estava lendo esse livro, eu estava pensando sobre ele, de uma certa forma ele foi para mim uma droga altamente viciante...

As descrições de cenários, construções de personagens, tudo foi criado com atenção minuciosa, tornando cada história completa, densa, sufocante, instigante e principalmente, tornando esse livro curto demais.

“O coração dos homens é cheio de veneno, rapaz. Cheio de sexo, de podridão e assassinatos. Cheio de interesses. Todo homem tem uma besta enjaulada e você pediu para que ela a deixasse solta? Foi isso o que fez?” (Página 263)

Apesar de toda essa imersão, eu fiquei com sentimentos conflitantes com relação ao último conto, o que acabou prejudicando o desfecho do livro... Não é que eu não tenha gostado, mas um dos personagens, para mim, não tinha lá muuuita credibilidade, o que fez com que eu não conseguisse acreditar muito nele (não gente, não foi a Lucrécia. Aliás, que mulher foda). Se vocês quiserem conversar sobre esse livro, com spoilers, me mandem um e-mail e eu vou ficar feliz em explicar meu ponto de vista bizarro.


“[...] Tudo que vem de baixo puxa a gente pra baixo depois de um tempo. É como um pântano.” (Página 263)

Talvez toda a tensão que foi sendo criada ao decorrer de cada história, tenha culminado com acontecimentos que não eram o que eu estava esperando. Ou talvez, tenha sido o fato de eu ter lido a última parte de madrugada, desesperada pelo desfecho. Quem sabe isso tenha prejudicado um pouco a minha experiência, já que esse livro deve ser aproveitado aos poucos, para que ele não acabe logo e você se sinta vazia, ainda querendo mais.

“- Meu Deus
- Melhor tentar outra pessoa.” (Página 241)

“Ultra Carnem” é um livro sensacional. Se você é fã de terror, sangue, tripas e demônios, essa é uma leitura obrigatória. Só tome cuidado para não acabar jogando com a sua alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário