Mais uma vez é chegada a hora de olhar embaixo da cama, diretamente para a escuridão. É momento de deixar todos os pesadelos se tornarem realidade e nunca mais dormir. Vocês pensaram que 2018 não teria Outubro Trevoso? Pois pensaram errado kiriiiiiidos!
Começando com o pé direito (ou nesse caso, esquerdo), fiz uma lista com 20 indicações variadas de terror que englobam: livros, filmes, quadrinhos, mangás e animes. Esta lista não possui ordem classificatória.
Algumas das obras citadas serão melhor abordadas em posts futuros nessa semana, então fiquem ligados~
1. Misery - Stephen King
2. Gantz - Hiroya Oku
3. Parasyte - Hitoshi Iwaaki
4. A Bruxa (2015) - Robert Eggers
5. Babadook (2014) - Jennifer Kent
6. O Iluminado - Stephen King
Existe uma forma de começar uma lista de terror sem pensar em algum livro do Stephen King? “Misery” foi meu primeiro contato com o autor e SEN OR quanta tensão escorria dessas páginas. Se você gosta de passar nervoso e se pergunta diariamente como autores condecorados lidam com fãs insanas, este livro é para você.
2. Gantz - Hiroya Oku
Se você chegou a assistir o anime, que conta com apenas 26 episódios, e sentiu sede por mais, fique feliz em saber que existe um mangá com mais de 37 volumes. Escrever sobre esse mangá só me faz ter mais vontade de reler seus quase 400 capítulos. O que pode ser melhor do que adolescente mortos competindo em um jogo sangrento que é comandado por uma bola preta gigante chamada Gantz? Não entendeu nada? Não se preocupe, “Gantz” é conhecido por sua porra louquice sanguinária, que é exatamente o que mais gostamos.
3. Parasyte - Hitoshi Iwaaki
Ainda não tive o prazer de ler o mangá icônico publicado na década de 80. Porém, assisti os 24 episódios lançados em 2014. A história pode parecer um pouco absurda: um adolescente de 17 anos serve de hospedeiro para um alienígena que pretendia controlar seu cérebro, mas coisas não vão de acordo com o plano e o parasita se vê preso a mão direita de Shinichi. Se fosse apenas por essa premissa, já teríamos em mãos uma obra sensacional, porém existem inúmeras camadas nessa adaptação. Variando de comédia a drama absoluto e terror gore, “Parasyte” é o equilíbrio perfeito de insanidade e loucura.
4. A Bruxa (2015) - Robert Eggers
Que surpresa maravilhosa no mundo dos filmes de terror jumpscare. Terror psicológico de tirar o fôlego, ao mesmo tempo que lida com tabus como a descoberta da sexualidade feminina e a essência do pecado. Uma família cristã é expulsa da sua comunidade e se vê obrigada a encontrar um lar em meio ao desconhecido. Tudo começa a dar errado quando o filho mais velho do casal cristão desaparece, em seguida começam uma série de eventos que só podem ser ligados a bruxaria.
5. Babadook (2014) - Jennifer Kent
Este é um filme com um significado que vai além do que vemos. Uma mãe sofre com a perda recente e extremamente trágica do marido, enquanto precisa lidar com o medo do filho de um monstro que espreita pela casa.
6. O Iluminado - Stephen King
Uma família presa em um hotel em temporada de inverno. Danny, o filho do casal, é um menino descobrindo seus dons enquanto o pai da família, Jack Torrance, parece enlouquecer a cada dia.
7. HEX - Thomas Olde Heuvelt
Terror holandês da melhor estirpe. Bruxas, fanatismo, uma cidade que ficou presa no tempo, vítima de uma maldição. Tem como recomendar mais esse livro sensacional?
8. Sombras da Noite - Stephen King
Essa foi a primeira coletânea de contos do King, publicada em 1978. Considerado por muitos a melhor obra de contos do autor, “Sombras da Noite” ganhou o Balrog Awards de 1979 e foi nomeado ao Locus Award e World Fantasy Award. O livro apresenta 20 contos, muitos deles já adaptados para o cinema.
9. I Saw the Devil (2010) - Jae-woon King
Não tenho palavras para descrever o desgraçamento contido nesse filme. Que obra completamente perfeita e terrível! Basicamente a história é sobre um jogo de gato e rato entre agente secreto e serial killer. Como essa premissa pode ser mais perfeita?
10. Oldboy (2003) - Chan-wook Park
O protagonista, Oh Dae-Su passa quinze anos em cativeiro, só para ser libertado um dia e descobrir que precisa encontrar seu sequestrador em cinco dias. Pontos extra para quem passou por esse filme sem sequelas (segurem os seus cus, pois eles cairão).
11. Hereditário (2018) - Ari Aster
Construído com muito cuidado e paciência, “Hereditário” é mais um grande exemplo da recente ascensão do horror Hollywoodiano capitaneada pelo estúdio A24. Com um design de cena muito bonito, performances excelentes e um roteiro que brinca muito com nossas expectativas, trata-se de um filme muito indicado para quem curte um horror mais tenso do que assustador.
12. Suicidas - Raphael Montes
O primeiro romance do promissor escritor nacional Raphael Montes. Obra que serve para mostrar que ele não veio a brincadeira. O livro relata o caso do suicídio coletivo de nove jovens da elite carioca. A única questão aqui é que as coisas não exatamente o que parecem...
13. Wytches - Scott Snyder
Um mundo onde nossos piores pesadelos são reais, em que horrendas criaturas malígnas se escondem nas sombras das florestas. “Wytches” foge do padrão e dá uma voadora de todos os clichês do terror. Snyder entrega uma obra concisa, repleta de camadas e que promete nos assombrar até o fim de nossas vidas.
14. Salem - Stephen King
Que livro aterrorizante! Vindo de quem vem, não é nenhuma surpresa, mas “Salem” é um daqueles livros que após terminar te deixa com um sentimento de nostalgia e desilusão, desesperança. A única coisa que eu digo é: o que aconteceria se o King escrevesse uma história sobre vampiros? O resto depende de vocês. Só um aviso: não se esqueçam de trancar bem as janelas.
15. It Follows (Corrente do Mal) (2014) - David Robert Mitchell
Em um primeiro momento eu sou obrigada a confessar que achei esse filme péssimo. Avaliando-o milênios depois, vejo o quão assustadora a ideia central desse filme realmente é. Imaginem serem seguidos por uma entidade capaz de mudar de aparência, que não corre, que não se teletransporta. Ela apenas caminha atrás de você o tempo todo, até conseguir te pegar.
BONUS ROUND!!!
Basicamente o que todos os filmes a seguir têm em comum são os efeitos especiais grotescos e maravilhosos da década de 80 <3
16. Alien - O Oitavo Passageiro (1979) - Ridley Scott
O que aconteceria se todos os filmes seguintes fossem tão bons quanto o primogênito? (Aloooooooouuuu Prometheus - mas não comprius - estou fazendo um trocadilho bosta e falando com você!). Se você nunca assistiu a esse pilar da ficção científica e terror, você provavelmente já se deparou com alguma referência da obra. Sete tripulantes do cargueiro Nostromo recebem um sinal de socorro vindo de um planeta inóspito, o que eles não contavam é que algo terrível estava prestes a embarcar na nave.
17. Hellraiser - Renascido do Inferno (1987)
Gore bizarro do jeitinho que o povo gosta <3
18. The Fly (A Mosca) (1986) - David Cronenberg
Um renomado cientista resolve brincar com o que não deveria e tudo vai incrivelmente errado.
19. O Exorcista (1973) - William Friedkin
Uma garota é possuída por uma entidade e sua mãe, desesperada, apela para dois padres. Com uma das melhores cenas de vômito na história do cinema, “O Exorcista” se trata de um dos grandes pilares do terror.
20. The Blob (A Bolha Assassina) (1988) - Chuck Russel
Esse filme é a prova concreta de que os efeitos especiais bizarros dos anos 80 eram infinitamente superiores a qualquer CGI atual. Uma forma de vida acaba de chegar na terra, e seu único objetivo é: devorar tudo em seu caminho. Adicione seus típicos clichês adolescentes histéricos e desacreditados e você tem um clássico gore.
***
E por hoje é só pessoal! Espero vocês amanhã para novos pesadelos <3
Nenhum comentário:
Postar um comentário