segunda-feira, 30 de outubro de 2017

{Outubro Trevoso} [Resenha] A Hora do Lobisomem

“Uma criatura chegou a Tarker’s Mills, tão sorrateira quanto a luz cheia presidindo o céu noturno.” (Página 17)


“A Hora do Lobisomem” é um dos mais novos lançamentos na coleção “Biblioteca Stephen King”, infelizmente não se encaixa na categoria dos melhores livros.

Aqui teremos uma narrativa curta e grossa, em que uma pequena cidade chamada Tarker’s Mill é assombrada mensalmente por uma criatura com sede de sangue - qualquer semelhança com o ciclo menstrual pode não ser mera coincidência.



A história é narrada pela perspectiva de diversos personagens que eu não me dei nem ao trabalho de tentar lembrar dos nomes, já que o fim de cada conto (representado por um mês) é o mesmo. Isso acaba destruindo um pouco a narrativa, fazendo com que os próximos passos sejam óbvios. Quando finalmente há a quebra desse ritmo, não nos vemos extremamente surpresos, ainda mais porque essa monotonia tende a retornar.

O ponto mais baixo deste livro definitivamente é a ordem que as ilustrações são colocadas - por sinal que ilustrações perfeitas! Virei fã do Bernie Wrightson A história já não é extremamente surpreendente, adicione uma ilustração chave do capítulo antes que a cena seja descrita e você tem o famoso “corta tesão”. O desfecho é interessante porém, se você prestou o mínimo de atenção, previsível…



Este não é o melhor livro do King, e me atrevo a dizer que a narrativa nem parece ter sido escrita por ele. Porém, ao mesmo tempo que peca no quesito originalidade, acerta na escolha de conto. Por ser breve e recheado de ilustrações, vamos sobrevivendo a cada um dos meses e somos fisgados pelo mistério de quem é a besta maldita.

Não é um livro com revelações bombásticas, até porque não temos tempo suficiente para nos aproximar dos personagens, então a grande maioria dos acontecimentos passa com um “meh”. Chega a ser estranho dizer que o personagem mais misterioso e repetitivo, seja o que é mais aprofundado, porém é exatamente isso que acontece.


Apesar dos pesares, “A Hora do Lobisomem” é uma leitura rápida, fácil, perfeita para uma noite estrelada. Só não vá ler este livro no meio de um campo em uma noite de lua cheia… É bem óbvio o que poderá te acontecer, ainda mais levando em conta a agenda do lobisomem.

Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Número de páginas: 152
Classificação: ★★★★/✰✰✰✰✰

Nenhum comentário:

Postar um comentário