quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

[Especial] Entrevista com Andrew Pyper + Lançamento de "A Criatura"


Oláá kiriiiidos! Começando o ano com o pé esquerdo direito, o Night Phoenix Books foi convidado a entrevistar Andrew Pyper, o autor de "O Demonologista", "Os Condenados" e "A Criatura" - que será lançado no final de janeiro.

Com mais um livro batendo a nossa porta, os picos de ansiedade estão estratosféricos. Então, se dormir já era um desafio - círculo de proteção de sal e travesseiro de bíblia que o digam - agora se tornou uma tarefa praticamente impossível. Foi pensando em leitores como você (sim, você mesmo), que o Night Phoenix Books muniu-se de todos os talismãs protetores, encarou o abismo e entrevistou a mente que criou esse universo amaldiçoado, lotado de misticismo que tanto amamos. Confira entrevista abaixo:


***

NPB: Primeiramente, eu gostaria de agradecer por você ter dedicado um pouco do seu tempo para responder essas perguntas. Também gostaria de dizer que sou uma grande fã e não conseguia parar de ler os seus livros - aqueles que foram publicados aqui no Brasil - e depois sempre me lamentava por ter lido tão rápido. Bem, dando início as perguntas: Como você descobriu que queria escrever romances de terror? 


Pyper: "Obrigado! É muito gentil da sua parte dizer isso. Respondendo a sua pergunta: Eu acho que meus romances se tornaram gradualmente de terror. Sempre houve elementos do sobrenatural, suspense e mistério desde o início, mas eu não percebia direito que eu estava escrevendo o que poderia ser classificado como romances de terror até O Demonologista. Todo o meu trabalho - olhando agora em retrospecto - pode ser visto como uma longa exploração do medo."

NPB: Sendo um tema recorrente em seus livros, como é o seu relacionamento com o sobrenatural? Você já teve experiências com alguma manifestação inexplicável, acordou assustado às três da manhã ou sentiu que estava sendo vigiado por olhos invisíveis? Quero dizer, por que horror? 


Pyper: "Eu nunca tive uma experiência pessoal com o sobrenatural, mas isso sempre me fascinou. Não sei por que. Eu acho que tem a ver com a ideia de que há mais em ser um humano do que assumimos hoje, que há tanta coisa que sentimos instintivamente, mas descartamos porque a ciência contemporânea não confirmou. É arrogância dizer "O sobrenatural não existe" quando a história e a experiência humana tem mostrado histórias de nossos encontros com o sobrenatural e o espiritual desde a nossa origem." 


NPB: Como a sua pesquisa e seu processo de escrita funcionam? 


Pyper: "Eu pesquiso e rascunho um romance antes de começar a escrever, porque preciso saber sobre o que a história é antes que eu possa começar. E por "sobre" não quero dizer sua trama ou gênero, mas a dinâmica subentendida por baixo da superfície da história. Pode demorar um pouco para que eu organize esse pensamento da história, mas depois que eu consigo, a escrita real, mesmo que sempre seja desafiadora, é um prazer." 



NPB: "O Demonologista" tem muitas referências de "Paraíso Perdido" de John Milton e "Os Condenados" pega elementos emprestados da mitologia grega antiga, como as batalhas no submundo. O que podemos esperar de "A Criatura"? 

Pyper: "A Criatura propõe que os três principais monstros que formam a trindade profana da mitologia moderna - a Criatura do Frankstein da Shelley, o vampiro Drácula do Bram Stoker e Hyde de Dr. Jekyll e Mr. Hyde de Stevenson - são na verdade inspirados em um mesmo ser real, o “monstro original”. Eu queria explorar a ideia de onde as narrativas de monstro vem, o jeito que uma história pode expandir, se dividir e se multiplicar por ser contada várias vezes. Mas, no fundo, A Criatura é sobre ser a criança de um monstro, como isso pode te mudar, te perseguir, te moldar no que você é e te fazer virar algo novo." 

NPB: Você conhece as edições brasileiras? O que achou delas? Você acha que a qualidade de uma edição pode influenciar a experiência da leitura e se sim, de qual maneira? 

Pyper: "Eu sou grato pelo design e o trabalho duro que foi feito nos meus livros pela Darkside no Brasil. Eles estão lindos. E eu acredito completamente que a atenção na aparência de um livro pode adicionar na experiência da leitura. Eu acho que é grande parte do motivo dos meus livros terem encontrado um grande público no Brasil." 



NPB: Muito obrigada pela entrevista! Estamos ansiosos pelo lançamento de "A Criatura" e os próximos trabalhos que ainda serão lançados. Por favor, nunca pare de escrever! 


Pyper: "Eu não vou! E obrigado!" 


***

"A Criatura" chega às livrarias em 28 de janeiro de 2020. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário