quinta-feira, 3 de outubro de 2019

{Outubro Trevoso} [Resenha] 30 Dias de Noite

Se você, assim como eu, achava que “30 Dias de Noite” se resumia a um filme excepcional e a outro filme repleto de furos você está redondamente enganado...


“30 Dias de Noite” é uma graphic novel publicada originalmente em 2002 e reúne três histórias criadas pela mente perversa de Steve Niles e ilustradas por Ben Templesmith. Nossa querida Caveirinha publicou um compilado dessas histórias em setembro deste ano.

A história se passa em um pequeno vilarejo no Alaska chamado Barrow, que uma vez por ano durante o inverno, passa por um período de 30 dias sem sol. Porém, depois do inverno de 2001, nada será como antes já que a pequena Barrow receberá a visita de um grupo sedento por sangue...


Como eu disse anteriormente, assisti o filme de 2007 dirigido por David Slade - aliás, temos uma pequena introdução escrita por ele na edição da Darkside - e não fazia a menor ideia da existência desse quadrinho, e muito menos que havia uma terceira história além de “Dark Days”.

Acho que a primeira coisa que me chamou a atenção nessa graphic novel foi a arte de Ben Templesmith que, por falta de uma melhor palavra, é extremamente diferente e original. A forma com que as cores compõem as páginas faz com que cada cena ganhe movimento e vida. Todas as cenas, inclusive as maiores atrocidades, são belas devido a fluidez e ao capricho de cada página.


O enredo não fica em momento nenhum atrás. Aliás, superou as minhas expectativas - que já eram estratosféricas. Steve Niles cria um cenário de desolação que evolui para uma verdadeira guerra épica secreta.

A protagonista, Stella Olemaun (ou Oleson se você tiver apenas como referência o filme) é uma personagem que não veio para brincadeira. Desde a sua primeira aparição ela mostra sua personalidade protetora e forte e conforme as páginas evoluem, ela também amadurece até culminar em um ápice que me deixou berrando enquanto lia as últimas páginas.


Fazendo um rápido comparativo entre o filme e a graphic novel, eu achei que os antagonistas da graphic novel são melhor trabalhados, enquanto os protagonistas do primeiro filme são mais explorados. Não estou querendo tomar lados, mas achei beeem mais interessante conhecer mais sobre a cultura e as motivações dos antagonistas do que dos mocinhos do filme - por que será né?


Se você busca uma leitura frenética embebida em sangue, um roteiro que não deixa pontas soltas, uma cultura imensa muito bem explorada - e que pode servir de base para muita coisa boa - muito tiro, porrada e bomba, uma obra com uma adaptação cinematográfica excelente (que fique claro que eu estou falando do primeiro filme) e o melhor: uma protagonista foda e a própria definição de resiliência, “30 Dias de Noite” é perfeito para você.



Autores: Steve Niles e Ben Templesmith
Editora: Darkside Books
Número de páginas: 368
Classificação: ★★★★★♥/✰✰✰✰✰ 


*Livro cedido em parceria pela editora*

Este post faz parte do #OutubroTrevoso, para acessar outros posts relacionados é só clicar aqui~


Nenhum comentário:

Postar um comentário