segunda-feira, 8 de abril de 2019

[Especial] Os 10 Melhores e Piores Livros de 2018


Olá kiriiidos, chegou o momento de finalmente relembrar todos os livros lidos, que no caso nem foram tantos assim, e fazer um balanço geral de quais leituras entraram para o hall dos favoritos e quais desceram descarga abaixo.

Os livros foram divididos em melhores ou piores leituras, sem nenhuma ordem classificatória!

Vamos começar pelo pior!

1. Todos os Pássaros no Céu - Charlie Jane Anders ()


Esperava muito deste livro, já que sua premissa envolve magia x tecnologia, fim do mundo e amizades de infância. Porém, o que foi entregue foi uma narrativa confusa com personagens sem carisma e um enredo completamente esquecível - isso sem mencionar o final decepcionante. 

2. Fúria - Richard Bachman (que todo mundo sabe que é o King) ()


Por onde eu posso começar a falar mal desse livro? Uma temática delicada que é tratada com total fantasia, unido a personagens completamente loucos sem reação e uma narrativa imatura (afinal de contas este foi o primeiro livro escrito por King, quando ele tinha apenas 19 anos). 



Esse livro faz parte do selo "nem tudo que tem o nome George R. R. Martin é bom". Peço desculpas prévias se eu tenho ranço desse autor - mas é pura verdade. Se você espera ler crônicas de Marte, melhor abaixar as expectativas. Aqui, temos um compilado de contos fracos, arrastados e em que momento algum os Marcianos são tratados como algo além de uma civilização inferior e subdesenvolvida.



O perfeito exemplo de um thriller hypado que tem uma história clichê e sem graça com personagens fracos.



Para um mangá com temática apocalíptica, este primeiro volume é um balde de água fria. Somos apresentados ao protagonista, que é chato, mundano e asqueroso e nada realmente contribui para o desenvolvimento da história - até a última página, quanto a história parece realmente começar.

6. Alien: Isolation - Dan Abnett e Flint Henry ()


Tentando saciar a minha sede por obras do univero "Alien", encontrei esse quadrinho de 22 páginas, que se passava concomitante a história do jogo "Alien: Isolation" - por sinal, que jogão da porra. E que decepção... a história não tem pé nem cabeça e não acrescenta nada ao enredo principal do jogo. A única coisa que salva esse quadrinho é a arte de Flint Henry, que é sensacional.



Muito antes de toda a hype para "A Maldição da Residência Hill" do Netflix, ou até mesmo do lançamento do romance que inspirou a adaptação, havia "Sempre Vivemos no Castelo", de uma das autoras consideradas o pilar do terror moderno, Shirley Jackson. Nem tudo são flores, ou nesse caso desgraça e sofrimento, e esse livro, além de ser confuso e vago, não correspondeu as minhas expectativas. Provando mais uma vez que nutrir expectativas só serve para você se foder.

8. A Princesa Salva a Si Mesma Neste Livro - Amanda Lovelace ()


Um livro de contos que prometia o pacote fechado do empoderamento. Porém, o que foi entregue foi uma coletânea de poemas fracos e clichês em que o foco eram os dramas adolescentes em que a resolução de todos os problemas se deve a conhecer um macho. Sério mesmo?



Me apaixonei pela escrita da Marie Lu após ler "Jovens de Elite" - depois de uma tentativa frustrada com "Legend", que em algum momento eu pretendo retomar. Porém, é com muito pesar no coração que digo que esse livro foi uma completa decepção. Bruce Wayne podia se chamar Cleiton Soares, já que ele não tem nada do nosso morcego favorito - e sim, eu sei que esse livro retrata a vida dele antes de assumir sua máscara de morcego.

10. Alive - Tsutomu Takeshi ()


Mais um mangá de volume único que prometia uma vida de luxo e sucesso, só para fracassar e entregar uma obra sem pé nem cabeça que termina deixando mais perguntas do que respostas e a sensação de tempo perdido.

***

Agora chega de ficar pistola (aleluia) e vamos seguir para os melhores livros que eu li em 2018!

1. Mar Despedaçado #2: Meio Mundo - Joe Abercrombie ()



Eu amei a trilogia "Mar Despedaçado". Porém, o livro que ganhou meu coração foi "Meio Mundo". Temos personagens femininas fortes e há a expansão do mundo, fora aquele sentimento de que você também criou um laço com os personagens enquanto eles fazem o impossível e atravessam meio mundo (badum-tsss) em busca de esperança.

2. A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil - Becky Chambers ()



Este livro é a prova de que ficção científica não precisa focar apenas na jornada. Ter um livro em que o foco são as relações entre os personagens foi algo único. Adicione a riqueza de detalhes criada por Chambers e você tem uma obra-prima.

3. A Terra Partida #1: A Quinta Estação - N. K. Jemisin ()



Eu nem sei o que eu poderia escrever que se igualasse a grandiosidade dessa obra sensacional. Se prepare para os plot twists e para uma narrativa carregada de magia e sangue. Selo #decairocudabunda!

4. HEX - Thomas Olde Heuvelt ()


Em tempos atuais, uma pequena cidade que precisa esconder a ameaça maligna de uma bruxa imortal que perambula pelos lugares mais imprevisíveis. (Por sinal, vocês sabiam que entrevistamos o autor desse livro? HÁ, aposto que não. A entrevista está aqui). Se você quer ler mais King, sem ler King, leia Heuvelt. 

5. Leviatã Desperta - James S. A. Corey ()



Mas que livrão da porra, que jornada e que ansiedade do caralho pelo segundo volume!! Não se intimide pelo tamanho dessa chaproca. Simplesmente se deixe levar por esse favor à ficção científica.

6. Belas Adormecidas - Stephen King e Owen King ()



E se todas as mulheres simplesmente adormecessem de uma hora para outra? Aposto que você, assim como eu, pensou que ia dar merda para os machos deixados para trás. E olha só, você acertou. 



Graças a uma ressaca que envolvia uma sede por qualquer coisa espacial (culpa inicial de Mass Effect), eu não conseguia ler nada que não fosse nesse tema, então um belo dia resolvi reassistir todos os filmes da franquia "Alien", o que piorou minha ressaca. Então chegou "Surgido das Sombras", que me transportou diretamente para esse universo maldito em que xenomorfos assassinos caminham entre as tubulações. Ah, me senti em casa.<3 p="">

8. Black Hammer #1: Origens Secretas - Jeff Lemire, Dean Ormston e Dave Stewart ()


Super-heróis forçadamente aposentados, que estão presos em uma fazenda graças a uma luta que deu errado. Junte isso a uma arte que combina perfeitamente e você tem um novo vício. Por que eu demorei tanto tempo para ler essa HQ?

9. O Iluminado - Stephen King ()



Um dos maiores clássicos de um dos autores mais condecorados. Preciso dizer mais alguma coisa? Além de: o livro é 1000x melhor - desculpa ai Kubrick.

10. Fábulas #1 - Bill Willingham ()


Já tinha visto várias pessoas idolatrando esse quadrinho. Porém, eu nunca tinha dado tanta importância e acabava sempre deixando ele para trás. Até o dia que eu li o primeiro volume e a minha vida mudou. Basicamente, essa HQ conta a história de uma porrada de personagens de fábulas infantis (ta aí o nome), que estão se escondendo no nosso mundo, pois foram obrigados a deixar seus lares graças a ameaça do misterioso "Adversário". Eu não consigo descrever a complexidade desse quadrinho. Todos os personagens são reimaginados, sem perder suas características principais e ninguém, eu repito: ninguém, está a salvo de uma morte sangrenta e horrível.

***

Ufa, essa lista foi mais longa do que eu imaginava. Por algum motivo, eu sempre achei mais fácil falar "mal" de algo do que elogiar uma coisa que eu amei. Vai ver é culpa da hater dentro de mim.<3 3="" p="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário